'Não machuquei nada, foi só um susto', diz motorista de caminhão que tombou com força do vento durante temporal em Porto Alegre
01/04/2025
(Foto: Reprodução) Osmar João Miranda, de 71 anos, estava se dirigindo para Camaquã quando veículo caiu sobre ponte. Ele contou à reportagem que dirige na estrada há quase 50 anos e nunca tinha passado por situação parecida. 'Susto', diz motorista de caminhão que tombou com força do vento em Porto Alegre
O motorista Osmar João Miranda, de 71 anos, dirigia o caminhão que tombou na nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre, durante o temporal de segunda-feira (31). As rajadas de vento chegaram a 111 km/h na capital, segundo medições oficiais.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Osmar havia saído de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, e seguia em direção a Camaquã, no Sul do estado, onde carregaria a carreta. Motoristas que passavam pelo local no momento do acidente registraram em vídeo a queda do veículo sobre a pista (assista acima).
O caminhoneiro foi socorrido por uma equipe da CCR Via Sul, que administra o trecho da rodovia onde ocorreu o acidente. Ele teve apenas escoriações e está em casa.
"Não machuquei nada, quando vi que ia tombar, me protegi. Segurei firme no volante, botei a mão pro lado, me protegi, fiquei tranquilo. Foi só um susto", relata.
Motorista de caminhão que tombou com força do vento
Reprodução
Ele contou ao g1 que quando pegou a estrada ainda não estava chovendo. A virada do tempo se deu em minutos. Antes de tombar, a carroceria do caminhão balançou com a ventania. Osmar afirmou que nunca havia passado por situação semelhante em quase 50 anos de direção.
"Desde 1977 que estou na estrada, é a primeira vez que aconteceu. Nunca tombei uma carga, nunca bati um caminhão, nada. Agora, não posso falar que nunca aconteceu nada comigo", diz.
Caminhão tombou durante temporal em Porto Alegre
Reprodução/Redes Sociais
Transtornos na capital
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), até as 15h desta terça (1º), havia 52 bloqueios por quedas de árvores ou galhos na via. Além disso, 41 cruzamentos estão com semáforos fora de operação por falta de energia e 14 locais estão isolados em razão de fios energizados caídos sobre a via pública.
Quatro unidades de saúde estão sem atendimento devido aos efeitos do temporal: Ilha da Pintada, Vila Elizabeth, Cruzeiro do Sul e Glória. Outras 30 estão abertas com restrição (sem energia elétrica, internet ou água).
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilhas "permanece inoperante por falta de energia elétrica". O problema acarreta desabastecimento no bairro Arquipélago.
Até a mais recente atualização desta reportagem, mais de 90 mil pontos seguiam sem energia elétrica. Na área de concessão da CEEE Equatorial, são 82 mil clientes. Pela RGE, são mais 10,5 mil consumidores.
Registro da chegada da chuva em Porto Alegre
VÍDEOS: Tudo sobre o RS